O que é uma Loja Virtual ou Ecommerce?

2021-08-24

Por: Frederico Moura

Uma Loja Virtual ou Ecommerce nada mais é do que um site que possui um gerenciamento de pedidos, que possibilita a empresa vender produtos ou serviços. Ao acessar o site, o cliente escolhe o produto ou serviço, adiciona no carrinho e em seguida realiza o pagamento.

Porque Criar uma Loja Virtual ?

Nos dias atuais, não ter uma loja virtual significa que você pode estar deixando muitas vendas para seus concorrentes.

Além do fato que o brasileiro passa em média 5 horas por dia utilizando a internet, seja assistindo vídeos, estudando e até realizando compras.

Com a situação atual da saúde mundial, diante de uma pandemia séria, onde as pessoas foram proibidas de circular, foram obrigadas a trabalhar em home ofice, o aumento nas vendas online está crescendo em números astronômicos.

Só para você ter idéia, segundo pesquisas realizadas em 2019 pela WebShoppers, da consultoria Ebit, o Brasil é o país com o MAIOR FATURAMENTO ATRAVÉS DE LOJA VIRTUAL, dentre os países da América Latina.

Segundo o Sebrae, o Brasil é o terceiro país do mundo entre os maiores consumidores do comércio eletrônico. Além disso, o Sebrae traz um dado super interessante onde ele mostra os principais segmentos do comércio eletrônico. São eles:

O destaque vai para a categoria de “Moda e Acessórios”, que vem ganhando espaço rapidamente nos últimos dois anos. Isso se deve ao maior conforto em se comprar artigos de vestuários na internet, além das próprias empresas do segmento que estão investindo em tecnologias e melhorias na padronização dos produtos.

Qual Plataforma de Loja Virtual utilizar?

A resposta é: depende. Dependerá de vários fatores extremamente importantes, como:

 

Para você que deseja investir pouco, porém com uma loja que está dentre as mais utilizadas no mundo, recomendo WooCommerce. É uma plataforma excelente, que você pode gerenciar tudo, sem contar que possui integração através do Bling para publicar seus produtos nos marketplaces, como Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Americanas, entre outros, além de possuir integração com os principais meios de pagamento e sistemas de frete do mercado nacional.

Vou deixar um exemplo de loja virtual desenvolvida em WooCommerce para que você possa analisar, basta clicar AQUI.

Agora, se você desejar utilizar outra plataforma, sugiro analisar dentre as 9 opções listadas abaixo:

  1. Zyro
  2. PrestaShop
  3. Magento
  4. OpenCart
  5. AbanteCart
  6. osCommerce
  7. Nuvemshop
  8. CubeCart
  9. Open Real State

 

Quais as Vantagens em usar uma Loja Virtual?

Posso enumerar dezenas de vantagens, mas uma das principais é o custo.

O custo para montar uma loja virtual pode variar de R$ 1500 até uns R$ 450.000,00, ou até mais, dependendo da complexidade do desenvolvimento do layout , das funcionalidades. Sem contar que você poderá iniciar uma loja virtual de forma ágil e da sua própria casa, ou seja, não terá custos com locação de loja, vários funcionários, água, luz, telefone, internet, entre outros.

Já parou pra analisar que num comercio tradicional, com loja física, você estará limitado apenas ao horário de funcionamento e dependendo da clientela passar na porta da sua loja? Em uma loja online, você poderá vender durante 24 hs por dia, durante os 7 dias da semana, independente se é final de semana ou feriado.

Como Divulgar a Loja Virtual?

O processo de divulgação poderá englobar várias possíveis fontes de tráfego, sendo uma delas hoje extremamente válida e que super recomendo , utilizar os marketplaces.

Para utilizar o marketplace, sua loja precisará ter integração com uma terceira plataforma, como a Bling, na qual ela já faz a integração com dezenas de marketplaces de forma simples e bem fácil, com um custo bem acessível, partindo de apenas R$ 50,00.

Dentre as facilidades, tem geração de Nota Fiscal, gerenciamento de estoque, integração com meio de pagamento, integração com sistema de frete.

Um detalhe importante, que precisa levar em consideração, os marketplaces cobram uma taxa sobre a venda, que gira em torno de 16% do valor do produto. Aí você deve estar pensando, será que vale a pena utilizar marketplace?

Com certeza vale muito a pena, inclusive na imagem a seguir, ilustra a média mensal de visitantes do site Magazine Luiza, que tem média mensal acima de 88 milhões de visitantes.



Listei apenas 2 empresas de marketplaces para você ter idéia da oportunidade gigantesca de estourar as vendas utilizando do investimento que eles fazem em gerar visitantes para seus sites.

Outra possibilidade para alavancar as vendas da sua loja, é utilizar as Redes Sociais, como Instagram, Facebook, Youtube e Tik Tok.

O que preciso para iniciar uma Loja Virtual ?

Diante de tudo que relatei acima, acredito que você compreendeu que já passou da hora em investir para criar uma loja virtual, correto ?

Antes de iniciar o ecommerce, você precisa ter alguns itens super importantes, são eles:

 

 Passos para montar a loja virtual de Sucesso

  1. Pesquisa de Mercado – analise o mercado que você quer investir, pesquise concorrentes, fornecedores dos produtos, preços, analise os concorrentes, teste os sites deles e veja quais os pontos positivos e negativos;
  2. Realizar Planejamento Financeiro – Tenha em mente que uma loja não venderá da noite pro dia, você precisará investir em marketing para gerar visitas;
  3. Criação da Loja –  Diante de toda a pesquisa, contrate a plataforma que atenderá suas necessidades e que tenha facilidade para o usuário. Não esqueça de forma alguma, que a maioria dos brasileiros utiliza o smartphone / celular para navegar na internet, com isso sua loja precisa estar adaptada para uma boa navegação;

Conclusão

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual, que tal darmos os primeiros passos nessa tarefa?

Entre em contato e vamos conversar sobre iniciar seu projeto.

Ficou com alguma dúvida?

Tem uma sugestão extra para compartilhar?

Entre em contato pelo whatsapp.

DICAS DO BLOG